CASAMENTO X UNIÃO ESTÁVEL

 Em Notícias

Tanto o casamento como a união estável são consideradas entidades familiares e tem sua relação regida pelo direito de família, garantida pela Constituição de 1988.

CASAMENTO UNIÃO ESTÁVEL
Estado civil Muda o estado anterior para casado. Não altera um estado civil.
Lei Regido pelo Direito da Família, do novo Código Civil brasileiro (Livro IV, artigos 1.511 a 1.783) e reconhecido como entidade familiar. Regida pela Lei 9.278/1996.-
De acordo com a constituição de 1988, artigo 226, é reconhecido como entidade familiar.
§ 3º – Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.
Formação Formalizado por meio de uma celebração feita por um juiz de paz ou juiz de direito. Depois vai para o registro civil e sai uma certidão de casamento. Sem formalidade. Acontece quando duas pessoas passam a viver juntas, formando uma entidade familiar.
Separação Caso o casal possua filhos menores, o casamento deve ser extinto perante o poder judiciário. Caso não haja filhos e haja um acordo entre as partes, o casamento pode ser desfeito por escritura pública, em um tabelionato de notas. Aqui a separação também ocorre de acordo com a prática. Caso as pessoas deixem de morar juntas, está extinta a união estável.
Herança O cônjuge é considerado herdeiro, e concorre aos bens junto com os filhos do falecido. Em caso de comunhão parcial, o cônjuge também tem direito a metade dos bens que foram adquiridos durante o matrimônio. O companheiro é considerado meeiro e/ou herdeiro de acordo com a escolha do regime de bens.
Divisão de bens Caso não seja definido, o que vigora é a comunhão parcial de bens. Comunhão parcial de bens / Separação Total de bens / Comunhão Universal de bens
Direito a pensão de morte Tem direito. O parceiro também tem direito, porém terá de provar a união estável ao INSS.
Direito Real de Habitação É garantido pelo Código Civil, independentemente do regime de bens, e sem limite de tempo. Não é garantido pelo Código Civil. Poderá haver limitação de tempo, enquanto não se casar ou constituir nova união estável.
Impedimentos legais Previstos pelo artigo 1521 do código civil, restringe a união entre pessoas com grau de parentesco por laços de sangue ou por afinidade. Todos os impedimentos legais ao casamento são também aplicáveis à união estável.
União homoafetiva Casais homoafetivos possuem o direito ao casamento civil. Possuem direito de ter a união estável reconhecida.

DEIXE UM COMENTÁRIO